domingo, 10 de fevereiro de 2013

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ACESSIBILIDADE CULTURAL



O Curso é uma parceria entre a UFRJ, através do Curso de Terapia Ocupacional, e o Ministério da Cultura com cooperação da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. 

Direcionado a gestores públicos de cultura, pontões de cultura, organizações da sociedade civil e professores de universidades públicas. 

especialização tem como proposta, além de sensibilizar gestores públicos na implementação da política de acessibilidade cultural em seus espaços, promover uma rede de articulação, fomento e formação, ampliando o debate e os desafios da gestão cultural acessível, aplicando a Convenção da Diversidade Cultural, bem como as legislações conquistadas no campo dos direitos humanos e da deficiência.

Encerra: 01/Março

Breve Histórico da Política do Ministério da Cultura para a acessibilidade cultural das pessoas com deficiência

Nos anos 90, Albertina Brasil, funcionária da FUNARTE/RJ  fundou  a Associação Very Special Arts Brasil, que realizava em parceria com a FUNATE/RJ o Programa Arte sem Barreiras. O Programa formou uma rede nacional de artistas com  e  sem deficiência e instituições que atuam no campo das linguagens estéticas e artísticas. Com o apoio do MEC e de outras instituições públicas e privadas iniciam-se pelo país vários encontros e festivais do Arte Sem Barreiras, possibilitando a visibilidade da produção estética e artística, as trocas de experiências e o fortalecimento do campo político da cidadania cultural das Pessoas com Deficiência. Entre os anos 2000, há uma separação institucional da ong com a Funarte. Albertina falece. A Funarte inicia uma nova ação cultural comprometida com a produção estética e artística das pessoas com deficiência chamada Além dos Limites, que realiza mostras, edital e premiação de bolsa para o artista deficiente. Esta ação é financiada pela Caixa Econômica Federal.
No fim do ano de 2007, a FUNARTE passa a política de cultura para pessoas com deficiência para então Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural – SID, Sérgio Mamberti era o Secretário. Em agosto de 2008, a SID organiza a Oficina Nacional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência chamada “Nada sobre nós sem Nós”. Nada sobre nós sem nós é o lema de luta do movimento das pessoas com deficiência.



Fonte: Patrícia Dorneles, terapeuta ocupacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário