domingo, 1 de setembro de 2013

PALESTRANTES CONFIRMADOS

XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional e Politicas Públicas: diretrizes, compromissos e ações

13 a 16/Outubro/2013
Florianópolis/SC
Centro de Convenções Centro Sul
 
Palestrantes Confirmados - II Parte

Ana Lucia Soares – terapeuta ocupacional, representante da Abrato no Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS

Ana Lucia Urbanski – terapeuta ocupacional, membro do grupo de Saúde Mental da Abrato-SC. Coordenadora do Caps III Dê-Lírios (Centro de Atenção Psicossocial 24h, Gerência dos Serviços de Referencia - Secretaria Municipal de Saúde de Joinville/SC)  

Andréa Maria Fedeger – terapeuta ocupacional, mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência pela UFPR, especialista em Educação em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto. Educadora Brinquedista desde 1991, atualmente é colaboradora com os Cursos de Capacitação e Formação de Brinquedistas pela SERPIÁ. É Professora Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR. Tem experiência nos seguintes temas: Desenvolvimento Humano: criança, adolescente, adulto e idoso; Relação Intergeracional; Vulnerabilidade e Risco Social; Políticas Públicas: Saúde e Assistência Social; Processo de Envelhecimento; Saúde e Meio Ambiente e Mobilidade na Comunidade. Pesquisadora responsável pelo Estudo descritivo do desempenho em dirigir automóveis de pessoas com diagnóstico de Doença de Parkinson.

Claudia Pedralpossui graduação em Terapia Ocupacional pelo Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (1986) e especialização em Psicomotricidade Clínica e Educacional pela Universidade do Estado da Bahia (2006) .

Cíntia Schwab – terapeuta ocupacional do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro. Tem experiência em Terapia Ocupacional em Saúde Mental.

Derivan Brito Silva – terapeuta ocupacional, Mestre em Educação Física, Linha: História e Sociologia do Esporte e Lazer, pela UFPR (2010). Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mental, pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001). Atuou como membro dirigente em entidades representativas dos terapeutas ocupacionais: Associação Brasileira dos terapeutas ocupacionais - ABRATO como diretor-secretário e vice-presidente, Associação Cultural dos terapeutas ocupacionais do Estado do Paraná - ACTOEP (Vice-Presidente), Sindicato dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Paraná SINFITO-PR (Diretor-Secretário) e representante do Crefito-8 como membro de Comissões de Trabalho e Delegado em Conferências de Políticas Públicas – Saúde; professor Assistente e chefe do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR. Atua em Unidade Estratégia de Saúde da Família e Unidade de Saúde Especializada de Atendimento ao Idoso, onde desenvolve atividade docente-assistencial em Terapia Ocupacional; tutor e pesquisador do PET-Saúde. Atualmente é integrante do Grupo de Sociologia da Saúde (UFPR).
 
Élcio Alteris dos Santos – terapeuta ocupacional e mestrado em Engenharia Elétrica, UNESP. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional em Reabilitação Neurológica, Tecnologia Assistiva e Engenharia de Reabilitação. Confecciona órteses para o membro superior espástico em termoplástico, neoprene e adaptações funcionais. Em Engenharia de Reabilitação participa no desenvolvimento de tecnologias de apoio e de avaliação. Também possui conhecimento nas áreas de instrumentação eletrônica em equipamentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional com aplicações práticas e desenvolvimentos de dinamômetros, plataformas de forças, palmilhas e muletas com sensores. Outra área de interesse é pesquisa no campo de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais tais como: vias urbanas, adaptações para ambientes internos e externos e aplicações na área de automação, informática, controle e robótica. Atualmente atua com desempenho ocupacional músculo esquelético e neuropsicomotor, no Centro Regional de Saúde do trabalhador, Clínica da Criança e representante da ABRATO no Conselho Nacional de Saúde, e do COFFITO no grupo Saúde funcional.

Elaine Dias Castro – terapeuta ocupacional, mestre em Artes, doutora em Ciências (USP) e Pós-doutorado com auxílio pesquisa da FAPESP e participação no Laboratório de Psicologia da Arte (USP); professora doutora do Curso de Terapia Ocupacional da USP. Implantou, conjuntamente com outros profissionais, o Laboratório de estudos e pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional e o Programa Composições Artísticas e Terapia Ocupacional (PACTO) que desenvolve ações didático-assistenciais na interface Arte e Saúde com populações em vulnerabilidade social. Experiência na área de Terapia Ocupacional, Saúde Mental e Área Social, com ênfase no desenvolvimento de tecnologias de cuidado e de participação sociocultural. Estuda e desenvolve metodologias de ações facilitadoras da autonomia e processos de emancipação de sujeitos e grupos sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: Terapia Ocupacional, saúde mental, intervenção social, arte, corpo, cuidado de pessoas, produção de subjetividade, atividades humanas, cotidiano, cultura e participação sociocultural.

Eduardo Alves Melo – medico; professor Assistente do Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (UFF), cedido ao Ministério da Saúde. Doutorando em Saúde Coletiva no Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ) na área de concentração de Política, Planejamento e Administração em Saúde, atuou em projetos de assessoria a Secretarias e Organizações de Saúde, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, Planejamento em Saúde, Gestão do Cuidado, Redes de Atenção, Linhas de Cuidado, Educação Permanente, Apoio Institucional e Apoio Matricial. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Gestão da Atenção Básica do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.
 
Fátima Correa Oliver – terapeuta ocupacional, professora Doutora do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Reabilitação com Ênfase no Território – RBC – FM USP.

Fernando Sfair Kinker – terapeuta ocupacional e doutorado em Ciências Sociais pela PUC; professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, políticas de saúde, desinstitucionalização, reforma psiquiátrica e loucura.

Fernanda Nicacio – terapeuta ocupacional, mestrado em Ciências Sociais pela PUC/SP e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas; professora doutora da USP, co-coordenadora do Projeto Conexões: Laboratório de Investigação e Intervenção em Saúde Mental do Curso de Terapia Ocupacional/Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade. Tem experiência na área de Saúde Mental e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desinstitucionalização; serviços de saúde mental de base comunitária/territorial; atenção, reabilitação psicossocial e projetos territoriais em saúde mental. Desde dezembro de 2011 participa, na qualidade de coordenação adjunta, da formulação e implantação da política nacional de saúde mental na Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.
Flavia Libermann – terapeuta ocupacional, mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC de São Paulo (1994). Doutora pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade no Programa de Psicologia Clínica da PUC- SP (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo, atuando tanto no Eixo específico (Terapia Ocupacional) quanto no Eixo Trabalho em Saúde por meio de ações interprofissionais no território, no ensino de estudantes de diferentes cursos. Tem como foco de estudo e pesquisa: Arte, Corpo, Saúde, Trabalho em Saúde, Formação e o Ensino em Saúde. Docente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) Ensino em Ciências da Saúde - Modalidade Profissional. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq "Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde - LEPETS" da UNIFESP Baixada Santista. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional com ênfase em atividades e recursos terapêuticos, ações e projetos junto à diferentes comunidades, utilizando principalmente o dispositivo grupal com diferentes populações e contextos. Através de abordagens corporais, dança e um repertório ligado às atividades e recursos expressivos atuando na prevenção e promoção da saúde. Autora do Livro: Danças em Terapia Ocupacional e do livro Delicadas coreografias: instantâneos de uma Terapia Ocupacional publicados pela Summus Editoral (2008) e de vários artigos sobre corporeidade, grupos, estudos da subjetividade e clínica. 
 
Hadi Savadogo – possui graduação em Antropologia - Université de Bamako, é mestrando do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, participa do Projeto METUIA na Universidade de São Paulo e na Universidade Federal de São Carlos/SP, e é membro da Casa das Áfricas. Tem experiência de pesquisa na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional Social, atuando principalmente nos seguintes temas: estudantes africanos, redes sociais de suporte e Burquina Faso.

Iranise Moro Jorge, terapeuta ocupacional, é mestre e doutora em Engenharia de Produção – ergonomia (UFSC); atualmente trabalha na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, saúde do trabalhador, patologias acometidas nos trabalhadores e saúde e segurança do trabalho.

Júnia Jorge Rjeille Cordeiro  –  terapeuta ocupacional, mestre em Ciências pela USP e MBA em Gestão de Saúde pelo Insper, atualmente é diretora executiva do Amparo Maternal em São Paulo, e consultora de gestão em saúde para instituições hospitalares e de reabilitação. Foi a fundadora do serviço de Terapia Ocupacional na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein/SP, tendo atuado também na área de qualidade multiprofissional e inovação tecnológica. Participou por 11 anos do Sistema Einstein de Qualidade, atuando e auditando nos padrões ISO 9001 e Joint Commission International; foi docente de Terapia Ocupacional por dez anos na UFMG e atualmente ministra cursos livres nas áreas de gestão em saúde e na área de desempenho ocupacional. Temas principais de interesse e expertise: gestão em saúde, reabilitação cardíaca, reabilitação pulmonar e desempenho ocupacional.

Leidiane Queiroz  terapeuta ocupacional, coordenadora do Grupo Nacional de Terapia Ocupacional em Saúde Mental da Abrato, presidente da Associação dos terapeutas ocupacionais do Rio Grande do Norte – Atorn.
Luciana Gaelzer Wertheimer  terapeuta ocupacional, delegada Confederación Latinoamericana de terapeutas ocupacionales – CLATO e coordenadora do Grupo Nacional de Terapia Ocupacional em Saúde Mental da Abrato. Diretora tesoureira do CREFITO-5.
 
Luzianne Feijó Alexandre Paiva terapeuta ocupacional, mestre em Saúde da Família, Universidade Federal do Ceará – UFCE, Sobral, CE, Brasil. Vice-presidente do Crefito-6 e membro da Associação dos terapeutas ocupacionais do Ceará.

Maria Daniela Macedo – terapeuta ocupacional, mestre em Ciências da Reabilitação (USP), docente da Universidade Federal do Espírito Santo. Área de atuação: Terapia Ocupacional Social - Políticas e Práticas (grupos sociais e étnicos em situação de vulnerabilidade) Educação e Saúde Indígena/ Educação Inclusiva.
 
Maria Helena Morgani de Almeida – terapeuta ocupacional, professora do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. Áreas de interesse: envelhecimento e promoção da saúde, autocuidado, capacidade funcional e instrumentos de avaliação em Geriatria e Gerontologia.

Marina Peduzzi enfermeira da USP, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem e Coordenadora da Estação de Trabalho Núcleo de Estudos e Pesquisa em Recursos Humanos em Saúde da EEUSP (NEPRH/EEUSP - Observatório de Recursos Humanos em Saúde/OPAS/MS).

Marta Aoki –  terapeuta ocupacional da USP integrante do Laboratório RBC. Mestre em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP. CONFIRMADA PRESENÇA.
 
Mário Cesar da Silveira – arquiteto e representante NBR (SC)

Nicole Ruas Guarany – terapeuta ocupacional. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRGS (2011). Doutorado em Medicina: Ciências Médicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Brasil (2012). É professora Assistente I do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas e coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional (2010). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, avaliação de capacidade funcional e qualidade de vida, reabilitação física de crianças e adolescentes, inclusão de portadores de necessidades especiais e docência em nível de graduação.  Atua como Pesquisadora do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) na avaliação funcional de pacientes portadores de doenças raras.

Paula Furlan – terapeuta ocupacional, professora adjunta da Universidade de Brasília- Faculdade de Ceilândia, Doutora e Mestre em Saúde Coletiva (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP), com Especialização em Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde Pública e Saúde Mental (UNICAMP). Filiada à Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), Associação dos terapeutas ocupacionais (ATOESP/ ABRATO), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (RENETO). Experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Terapia Ocupacional na Atenção Básica, Saúde Mental, no Campo Social, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de saúde, apoio e análise institucional, apoio matricial, gestão em saúde, atenção básica à saúde, formação profissional, trabalho em equipe, clínica, cultura e subjetividade, intervenção com grupos e coletivos, pesquisa qualitativa.

Patrícia Leme de Oliveira Borba terapeuta ocupacional da Unifesp.  Doutorado em Educação. Integra o Grupo de Pesquisa 'Cidadania, Ação Social, Educação e Terapia Ocupacional'.  Atuação na área de Terapia Ocupacional e suas interfaces com o Serviço Social e a Educação, com ênfase em Sociologia da Educação. Áreas de interesse: juventude popular urbana, organizações não-governamentais, ato infracional, escola pública, cidadania.

Patrícia Silva Dorneles terapeuta ocupacional professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua no campo das políticas culturais desde 1991, desenvolvendo oficinas de expressão plástica, coordenando projetos no campo da cultura e da saúde e gestão em política cultural. Tem experiência em Terapia Ocupacional, com ênfase em Saúde Mental. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ação Cultural, Arte, Cidadania, Geração de Ambiência, Tecnologia Social e Território.


Parte II

Nenhum comentário:

Postar um comentário