quarta-feira, 2 de abril de 2014

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO - 02 DE ABRIL



que é autismo?

Os transtornos do espectro do autismo são um grupo de doenças complexas desenvolvidas no cérebro. Entre elas há o autismo, o transtorno desintegrativo da infância e a síndrome de Asperger. Estes distúrbios são caracterizados por dificuldades na interação social e comunicação e um repertório restrito e repetitivo de interesses e atividades.


AUTISMO – AFETA: três áreas

Comunicação – Socialização – Comportamento



 O que causa o autismo?

Evidências científicas sugerem que diversos fatores genéticos e ambientais contribuem para o aparecimento de transtornos do espectro do autismo, influenciando o início do desenvolvimento cerebral.


Adicionar legenda



























Terapia Ocupacional: 



Trabalha conjuntamente habilidades cognitivas, físicas e motoras. O objetivo é ajudar a pessoa a se tornar funcional e independente. Para uma criança com autismo, o foco pode ser as habilidades de brincar e aprender, assim como habilidades básicas para atividades de vida diária.


Sugestões de Leitura:

Revista Autismo
Autismo sob o olhar da Terapia Ocupacional
Um guia de orientação para pais


Terapia Ocupacional: “Vivências de Santa Catarina”

Capítulo
Terapia Ocupacional: Método TEACCH – Vivências com Autismo
Almerize Verônica Leite e Silvane Penkal

E-mail: almerize@gmail.com



Sugestão de Filmes:

Autismo – O Musical
Ano: 2010
Duração: 165 min
O filme acompanha os esforços de 11 crianças autistas que se preparam para montar um musical ao vivo em Los Angeles.

Temple Grandin
Ano: 2010
Duração: 120 min
Cinebiografia da jovem autista Temple Grandin (Claire Danes) que tinha sua maneira particular de ver o mundo, se distanciou dos humanos, mas chegou a conseguir, entre outras conquistas, defender seu doutorado. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam experientes criadores e ajudaram a indústria da pecuária americana.

Um Amigo Inesperado
(After Thomas)
Ano: 2006
Duração: 93 min
Kyle Gram é um menino frágil que sofre de autismo. Seus pais fazem de tudo para tentar se comunicar com ele, até que um cachorro chamado Thomas consegue criar uma relação com o menino que o ajudará a escapar do seu silêncio.


LEGISLAÇÃO





Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art.98 da Lei n8.112, de 11 de dezembro de 1990.




FONTES:
http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%2012.764-2012?OpenDocument 

Nenhum comentário:

Postar um comentário