domingo, 30 de outubro de 2011

27/outubro - dia mundial da Terapia Ocupacional




A Federação Mundial de terapeutas ocupacionais (WFOT) é a voz internacional da Terapia Ocupacional que globalmente é composta por 69 organizações de diferentes países, entre as recentes deliberações do conselho da WFOT, destacamos a que ocorreu em Abril de 2010 que definiu 27 de outubro, como o "Dia Mundial da Terapia Ocupacional". Tal proposta oportuniza que os terapeutas ocupacionais em diferentes regiões do planeta possam discutir fomentar e divulgar a profissão desenvolvendo e promovendo as atividades em prol da Terapia Ocupacional.

A WFOT promoveu uma série de atividades com o objetivo de reunir os terapeutas ocupacionais de todo o mundo para discutir e divulgar os novos rumos da Terapia Ocupacional.
Deataque para as seguintes atividades:


1.      Durante o dia 27/Outubro foi possivel assistir e participar de um conjunto de apresentações sobre a Terapia Ocupacional de diversas partes do mundo.

2.      OT Wikiflash – destinada à actualização da informação sobre Terapia Ocupacional na Wikipedia.

No site da WFOT esta disponivel e-cards que podem ser enviados a colegas, bem como posters e outro tipo de informação.
Sucesso a Terapia Ocupacional, aos seus profissionais e clientes.


ABRATO-SC COMEMORA DIA MUNDIAL DA TERAPIA OCUPACIONAL
com uma roda de conversa

    Em 27 de Outubro de 2011, na cidade de Joinville-SC, Abrato-SC realizou a tradicional  roda de conversa sob o tema “Terapia ocupacional fazendo a diferença na educação inclusiva”, com a terapeuta ocupacional Crystiane Tesseroli da Silva Castelen,  que atua Centro de Apoio Pedagógico – CEAPE, programa criado pela Secretaria de Educação de Joinville. Os CEAPES são formados por equipe multidisciplinar (Fonoaudióloga, Psicologia, Educação Física adaptada, Professores de atendimento educacional especializado e Terapia Ocupacional,), que atualmente tem como finalidade atender alunos da Rede Municipal de Ensino, que apresentem deficiência física, deficiência intelectual, alunos com surdez, cegueira, baixa visão, surdocegueira, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
   A Terapia Ocupacional na educação inclusiva tem como principal objetivo: promover maior independência e autonomia no ambiente escolar, proporcionando qualidade de vida, dentro das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, visando melhorar o seu desempenho nas atividades de vida diária e escolares. Para alcançar estes objetivos a terapeuta ocupacional realiza: triagem, avaliação individual, atendimento individual ou em grupo com abordagem escolar, acompanhamento na escola que consiste em: observar o aluno e o seu desempenho no ambiente escolar; atividades de vida diária e prática; adequação ambiental; adequação postural; tecnologia assistiva; recursos e adaptações, que auxiliem no processo ensino-aprendizagem, orientação, formação continuada e capacitação dos: professores, auxiliar-monitora, em geral a comunidade escolar e orientação a pais e responsáveis.
   É importante salientar que o terapeuta ocupacional na educação, conhece o dia-a-dia do ambiente escolar e o processo ensino aprendizagem. Cabe aqui ressaltar que além de acompanhar e atender o aluno, o profissional terapeuta ocupacional do CEAPE, realiza parceria com outros profissionais, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais e outros, sempre com a visão de melhorar o desempenho do aluno e proporcionar melhor qualidade de vida dentro da escola.
   Nesta oportunidade foi possível abordado os principais temas discutidos no transcurso do Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional ocorrido na cidade de São Paulo pela terapeuta ocupacional Almerize Leite, vice-presidente da Abrato-SC.
   Outro momento importante foi a apresentação oficial aos presentes sobre o processo de elaboração, criação e veiculação do Blog da associação pela Fabiana Domeciano, membro da Abrato-SC e formanda em Terapia Ocupacional e  Almerize Leite, terapeuta ocupacional e vice-presidente da Abrato-SC.

Aguardamos a participação dos terapeutas ocupacionais neste importante espaço de divulgação.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Abrato-SC

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Roda de Conversa Outubro

Está reunião acontecerá em Joinville - SC.Roda de Conversa Outubro 
View more documents from Abrato-SC.

domingo, 23 de outubro de 2011

CBTO 2011 - Fotos

CBTO 2011 - informativo

sábado, 22 de outubro de 2011

Boletim WFOT


Boletim
View more documents from Abrato-SC.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Conselho Nacional de Saúde



Conselho Nacional de Saúde - publicou em 13 de Outubro a seguinte mensagem 

Profissionais da Terapia Ocupacional celebram dia nacional dedicado a área





Comemora-se hoje, 13 de outubro o Dia Nacional do terapeuta ocupacional. A profissão foi regulamentada no Brasil há 42 anos pelo Decreto-Lei 938 em 13 de outubro de 1969. Os formados nesse curso desenvolvem atividades na saúde, na assistência social, na educação, na cultura, e desenvolvimento sustentável de pessoas, grupos, populações e comunidades, tanto urbanas como rurais e tradicionais (indígenas, ciganos, nômades), em todos os ciclos de vida.

De acordo com o conselheiro nacional de saúde e presidente da Associação brasileira dos terapeutas ocupacionais (ABRATO), José Naum, os profissionais dessa área atuam, entre outros pontos, na busca pela funcionalidade e autonomia do ser humano em todas as suas atividades.

“A atividade humana em toda sua expressão é o instrumento terapêutico do terapeuta ocupacional, que seleciona, analisa e adapta a atividade a cada indivíduo e situação, dividindo-a em fases, observando e determinando os aspectos motores, psíquicos, sensório-perceptivos, socioculturais, micropolíticos, cognitivos e funcionais necessários à realização da mesma, potencializando o alcance de objetivos próprios a cada pessoa sob seu cuidado”, ressaltou.

No campo específico da saúde, Naum explica que existe uma ação focada na promoção, prevenção do adoecimento e cuidado à pessoa com perdas funcionais, sejam elas físicas, cognitivas, da saúde mental, sociais, relacionais, de direitos e cidadania. “O terapeuta ocupacional celebra cada ganho de independência da pessoa sob seu cuidado, seja por meio da reabilitação física quando este sofreu perdas, da agregação psíquica nos equipamentos da rede de saúde mental, no cuidado intensivo nas UTIs neonatal e adulto ou nos leitos de internação diminuindo os efeitos negativos da hospitalização sobre o cotidiano do sujeito em internação hospitalar, entre outros pontos”, afirmou.


Conquistas

Em 42 anos de profissão regulamentada a área apresenta alguns ganhos como a inclusão na política nacional de saúde mental, inserção da terapia ocupacional na atenção básica e no sistema prisional.
Outros avanços diz respeito à previsão de um terapeuta ocupacional em UTI neonatal e adulto, o reconhecimento pela Resolução CNAS nº 17 de 20 de junho de 2011 como profissional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), organização política consolidada e articulada com eventos técnico-científico-político-culturais fortalecidos e com história, autonomia profissional com excelente integração a equipes multiprofissionais.


Desafios

No entanto, no dia em que se comemora o dia do terapeuta ocupacional algumas barreiras ainda precisam ser superadas. Entre elas está, de acordo com José Naum, oportunizar o acesso à população brasileira a esta graduação em universidade pública, com o objetivo de no mínimo uma graduação em universidade pública por estado.

“Além disso, está posto como desejo expresso e necessidade dos profissionais terapeutas ocupacionais, a separação do Conselho Federal e Regionais que têm a missão de regulamentar e fiscalizar o exercício profissional.

Como o sistema conselhos é unido a fisioterapia isto têm trazido vários danos a profissão de terapia ocupacional. Urge para toda a categoria uma ação do Estado Brasileiro, não permitindo que uma categoria venha a legislar sobre outra”, afirmou.
Atualmente existem no Brasil aproximadamente 17 mil profissionais formados em Terapia Ocupacional. São 72 universidades, a maioria privada e concentrada no sul e sudeste do país.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional 2013


Agradecemos aos terapeutas ocupacionais por escolher 
Santa Catarina.
Florianópolis será a próxima sede do CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA OCUPACIONAL em 2013.
Contamos com seu apoio para a realização de um dos melhores eventos da Terapia Ocupacional.


STAND

Grupo Abrato-SC

Elisabeth Gomez Mengelberg, presidente da Associação da Argentina Clori Pinheiro RS Lizete Antunes Abrato-SC


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Comemoração


Senhor,
abençoai os Terapeutas Ocupacionais!
 
Dai-lhes a responsabilidade
do conhecimento,
Pois, o saber é o principal
elemento da razão.
 
Dai-lhes a alegria de serem humanos,
Pois, são os seres humanos
que eles irão tratar.
Dai-lhes a força da verdade,
Pois, o indivíduo não pode ser
feliz com a mentira.
 
Dai-lhes o domínio sobre o cotidiano,
Pois, a ele terão que reportar-se
junto a seus clientes.
 
Dai-lhes o dom da observação,
da sensibilidade, da ética,
Pois, tais elementos vão garantir o
melhor perfil de sua profissão.
 
Dai-lhes a capacidade de análise
de seu instrumento de trabalho
e de síntese das necessidades do outro,
Pois, esses dois aspectos caracterizam
o ser um Terapeuta Ocupacional.
            
PARABÉNS PELO NOSSO DIA ...

Fonte: ACTORGS - http://www.crfaster.com.br/recsagr.htm

domingo, 9 de outubro de 2011

Abrato-SC

Igual-desigual

Eu desconfiava
Todas as criações da natureza são iguais.
Contudo, o homem não é igual a nenhum outro homem bicho ou coisa.
Todo ser humano é um estranho ímpar.

Carlos Drummond de Andrade


Em tempos da competição desenfreada e de transformar constante, um grupo de terapeutas ocupacionais e acadêmicos, embalados no sopro do idealismo e buscando união, fundaram no ano de 2006, tendo como paisagem a serra catarinense uma associação, e sob a sua proteção fosse instaurado um novo tempo aos seus profissionais e população atendida. 
Ao longo destes anos ocorreram muitos fatos, muitas ações rumo à efetivação e crescimento da associação. É possível destacar a realização do Ciclo de Palestras em duas edições, de uma publicação no boletim da WFOT, a participação em muitas ações coletivas como o movimento denominado Ato Medico; a apresentação aos candidatos aos cargos eletivos das três esferas acerca do universo da Terapia Ocupacional; entre outros. 
O processo de crescimento é gradual. Onde envolve a elaboração de muitos documentos entre eles o Estatuto, o qual culminou com o registro junto aos órgãos competentes em Maio de 2009, passando assim a ser uma associação de fato e de direito com todos os direitos e deveres.
Em 2011 vivemos outro importante momento em nossa história, alguns artigos do estatuto sofreram adequações, alteramos a denominação de Acato para Abrato-SC e finalmente nos tornamos membro da Abrato e da WFOT.
Assim abrimos novas possibilidades, novos horizontes rumo à consolidação da Terapia Ocupacional no estado de Santa Catarina. Mas isto não faz da associação um espaço de representação se você terapeuta ocupacional não estiver presente, indicando os seus anseios, contribuído, discutindo, construindo.
Seja participativo.
Venha integrar a Abrato-SC.
Importante destacar que uma associação tem múltiplas facetas dentre elas, interessante ressaltar a existência de grupos de trabalho nas áreas na Saúde; no Social e na Educação. Sem relegar as questões políticas e cientifica que a categoria discute e aprofunda as diferentes linhas de estudos e de atuação propiciando assim que a Terapia Ocupacional desenvolva técnicas e métodos gerando novas e eficazes abordagens sobre o ser e sua essência. 
Parabéns aos pioneiros que vislumbraram a importância desta nova profissão, aos novos profissionais que abraçam a Terapia Ocupacional e todas as suas peculiaridades.
Há muito a ser realizado, desta forma cada um de nós é peça fundamental para o êxito deste crescimento seja na pesquisa, na formação de novos e bons profissionais, na educação continuada ou na manutenção e/ou abertura de novas frentes de trabalho todos estes sustentado em sólidos pilares do conhecimento e da ética.
Convidamos os terapeutas ocupacionais a refletir sobre as ações e metas coletivas, bem como a inserção nos movimentos pró-Terapia Ocupacional seja na associação, no sindicato ou no conselho sem esquecer que somos nós a construir esta história.
Venha compor a Abrato-SC

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

NASF