domingo, 9 de outubro de 2011

Abrato-SC

Igual-desigual

Eu desconfiava
Todas as criações da natureza são iguais.
Contudo, o homem não é igual a nenhum outro homem bicho ou coisa.
Todo ser humano é um estranho ímpar.

Carlos Drummond de Andrade


Em tempos da competição desenfreada e de transformar constante, um grupo de terapeutas ocupacionais e acadêmicos, embalados no sopro do idealismo e buscando união, fundaram no ano de 2006, tendo como paisagem a serra catarinense uma associação, e sob a sua proteção fosse instaurado um novo tempo aos seus profissionais e população atendida. 
Ao longo destes anos ocorreram muitos fatos, muitas ações rumo à efetivação e crescimento da associação. É possível destacar a realização do Ciclo de Palestras em duas edições, de uma publicação no boletim da WFOT, a participação em muitas ações coletivas como o movimento denominado Ato Medico; a apresentação aos candidatos aos cargos eletivos das três esferas acerca do universo da Terapia Ocupacional; entre outros. 
O processo de crescimento é gradual. Onde envolve a elaboração de muitos documentos entre eles o Estatuto, o qual culminou com o registro junto aos órgãos competentes em Maio de 2009, passando assim a ser uma associação de fato e de direito com todos os direitos e deveres.
Em 2011 vivemos outro importante momento em nossa história, alguns artigos do estatuto sofreram adequações, alteramos a denominação de Acato para Abrato-SC e finalmente nos tornamos membro da Abrato e da WFOT.
Assim abrimos novas possibilidades, novos horizontes rumo à consolidação da Terapia Ocupacional no estado de Santa Catarina. Mas isto não faz da associação um espaço de representação se você terapeuta ocupacional não estiver presente, indicando os seus anseios, contribuído, discutindo, construindo.
Seja participativo.
Venha integrar a Abrato-SC.
Importante destacar que uma associação tem múltiplas facetas dentre elas, interessante ressaltar a existência de grupos de trabalho nas áreas na Saúde; no Social e na Educação. Sem relegar as questões políticas e cientifica que a categoria discute e aprofunda as diferentes linhas de estudos e de atuação propiciando assim que a Terapia Ocupacional desenvolva técnicas e métodos gerando novas e eficazes abordagens sobre o ser e sua essência. 
Parabéns aos pioneiros que vislumbraram a importância desta nova profissão, aos novos profissionais que abraçam a Terapia Ocupacional e todas as suas peculiaridades.
Há muito a ser realizado, desta forma cada um de nós é peça fundamental para o êxito deste crescimento seja na pesquisa, na formação de novos e bons profissionais, na educação continuada ou na manutenção e/ou abertura de novas frentes de trabalho todos estes sustentado em sólidos pilares do conhecimento e da ética.
Convidamos os terapeutas ocupacionais a refletir sobre as ações e metas coletivas, bem como a inserção nos movimentos pró-Terapia Ocupacional seja na associação, no sindicato ou no conselho sem esquecer que somos nós a construir esta história.
Venha compor a Abrato-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário