É qualquer item, equipamento ou sistema, adquirido comercialmente, modificado ou personalizado, que seja usado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com algum tipo de limitação. A grosso modo são todas as adaptações necessárias para a independência.
Podem ser de alta tecnologia (mais complexas): computadores, sistemas de comunicação alternativa etc; de baixa tecnologia (menos complexas): fecho mais fácil nas roupas ajuda não eletrônica à comunicação, por exemplos.
Quando bem selecionada, a tecnologia alta ou baixa pode aumentar o poder da pessoa com algum tipo de limitação funcional, para que possa ter um envolvimento maior nas atividades do dia a dia.
Um exemplo prático é o uso dos computadores pelas crianças com desenvolvimento típico ou não que está se tornado cada vez mais comum. Um dos benefícios do computador como meio de tecnologia assistiva, é o fato de ele ser altamente adaptável.
O computador, combinado com um sistema de acesso e softwares selecionados, pode enfatizar as experiências lúdicas, de lazer, de aprendizado e comunicação entre outros.
Por exemplo, uma criança com comprometimento motor severo pode não ser capaz de vivenciar a excitação de uma brincadeira de correr e pegar. Mas esta brincadeira pode ser simulada nos jogos de computador, com diversão e intenso envolvimento. Além de que o computador e os softwares associados promovem uma grande variedade de estímulos lúdicos e de lazer (histórias interativas com flexibilidade audiovisual, desafios de aventura e mistérios que envolvem resolução de problemas). Também podem ser usados para facilitar a recreação e a interação social entre as crianças portadoras e livres de incapacidades.
Para o adulto pode ser um meio não só de socialização e lazer como de reinserção ao mundo produtivo do trabalho através do uso de recursos de tecnologia assistiva.
Podem ser de alta tecnologia (mais complexas): computadores, sistemas de comunicação alternativa etc; de baixa tecnologia (menos complexas): fecho mais fácil nas roupas ajuda não eletrônica à comunicação, por exemplos.
Quando bem selecionada, a tecnologia alta ou baixa pode aumentar o poder da pessoa com algum tipo de limitação funcional, para que possa ter um envolvimento maior nas atividades do dia a dia.
Um exemplo prático é o uso dos computadores pelas crianças com desenvolvimento típico ou não que está se tornado cada vez mais comum. Um dos benefícios do computador como meio de tecnologia assistiva, é o fato de ele ser altamente adaptável.
O computador, combinado com um sistema de acesso e softwares selecionados, pode enfatizar as experiências lúdicas, de lazer, de aprendizado e comunicação entre outros.
Por exemplo, uma criança com comprometimento motor severo pode não ser capaz de vivenciar a excitação de uma brincadeira de correr e pegar. Mas esta brincadeira pode ser simulada nos jogos de computador, com diversão e intenso envolvimento. Além de que o computador e os softwares associados promovem uma grande variedade de estímulos lúdicos e de lazer (histórias interativas com flexibilidade audiovisual, desafios de aventura e mistérios que envolvem resolução de problemas). Também podem ser usados para facilitar a recreação e a interação social entre as crianças portadoras e livres de incapacidades.
Para o adulto pode ser um meio não só de socialização e lazer como de reinserção ao mundo produtivo do trabalho através do uso de recursos de tecnologia assistiva.
É papel da Terapia Ocupacional promover condições para que o indivíduo transforme sua própria realidade.
Natália Gonçalves dos Reis
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