terça-feira, 27 de março de 2012

GT de EDUCAÇÃO da ABRATO-SC REINICIA ATIVIDADES

No dia 13 de Março aconteceu a primeira reunião do GT de EDUCAÇÃO da Abrato-SC com repasses sobre as Assembléias, publicações de textos no Blog e o livro Terapia Ocupacional e as Atividades da Vida Diária, Atividades Instrumentais da Vida Diária e Tecnologia Assistiva da Abrato.

Na sequencia deu-se inicio a discussão sobre a atuação do terapeuta ocupacional na Educação, onde foram levantados os seguintes itens os quais foram observados a partir de práticas que já acontecem na cidade de Joinville-SC, através do programa CEAPE Centro de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação:

PARA DISCUSSÃO NO GT DE EDUCAÇÃO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA EDUCAÇÃO
1) ATENDIMENTO ESCOLAR


2) ATENDIMENTO AO ALUNO


3) FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AUXILIARES DE EDUCADOR E DEMAIS FUNCIONÁRIOS


1) O que o terapeuta ocupacional faz ATENDIMENTO ESCOLAR que CONSISTE EM:


  • Observação do ambiente escolar;
  •  mobiliário escolar;
  • orientação a professores e funcionários;
  • acessibilidade arquitetônica;
  • acessibilidade de comunicação;
  •  uso de tecnologia assistiva.
2) O que o terapeuta ocupacional faz quanto aos ATENDIMENTO AO ALUNO:


  •  Observa o aluno no ambiente escolar;
  • verifica as questões de AVD´s, AVDI´s;
  • indicação e treinamento de TA para auxiliar o desempenho escolar;
  •  postura e posicionamento;
  •  prescrição de órteses e cadeira de rodas;
  • treinamento de órteses e cadeira de rodas;
  •  encaminhamentos específicos que são identificados;
  •  atendimento especifico do aluno voltado as questões escolares;
  • intermediário entre a escola e outras equipes que atendem o aluno;
  • orientação à família....
Solicitamos a participação dos terapeutas ocupacional que atuam na área de Educação, na fundamentação desta proposta. Se possivel encaminhar sugestões, opiniões e relatos para o email




AGENDA  2012


10/ABRIL
8/MAIO
12/JUNHO
10/JULHO
Aguardamos a participação dos terapeutas ocupacionais,


GT de EDUCAÇÃO da Abrato-SC


Nenhum comentário:

Postar um comentário