quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cadernos Brasileiros de Saúde Mental


Número Temático Impresso da revista: Movimentos Sociais e Saúde Mental

Submissão de artigos até 15 de agosto de 2012

Este chamada é referente ao primeiro número especial e impresso dos Cadernos Brasileiros de Saúde Mental.  Trata-se de uma revista que foi criada on line, já indexada nas áreas de Saúde Coletiva, Psicologia e Educação Física. A revista apresenta-se hoje como um importante veículo de produção de conhecimentos no campo da Saúde Mental e da Atenção Psicossocial e tem propiciado reflexões sobre os avanços, debates, controvérsias e propostas emergentes no campo, apresentando estudos, opiniões e discussões sobre os temas que permeiam este complexo campo de trabalho e conhecimento. Nessa perspectiva, destacam-se como focos de interesse temáticos as políticas sociais, o cuidado, os serviços e a assistência, as relações das ciências sociais e humanas, a epistemologia, ética e estética, no campo da saúde mental.
Neste ano de 2012 veem-se novos direcionamentos e novos desafios no contexto da consolidação do SUS e da Política Nacional de Saúde Mental no contexto da Reforma Psiquiátrica, que pedem uma reflexão aprofundada sobre os papéis que vêm sendo exercidos pelos movimentos sociais. O SUS e a PNSM-RP foram criados e sustentam-se com base em movimentos sociais, tais como o da Reforma Sanitária, o Movimento de Trabalhadores de Saúde Mental, os Movimentos da Luta Antimanicomial, os Movimentos pelos Direitos Humanos, e outros que levaram o sistema de saúde brasileiro a tornar-se um ícone do acesso, da integralidade, da participação comunitária e da equidade. Percebe-se a necessidade da continuidade, do fortalecimento, da transformação, da permanência destes movimentos no cenário de consolidação do SUS e da Reforma Psiquiátrica, mas ao mesmo tempo surgem questionamentos sobre como estes movimentos estão atualmente sendo vistos, como estão atuando, qual sua real influência neste processo de consolidação do SUS e da RP. É um momento, portanto, de convocação para um debate público importante sobre o impacto dos movimentos sociais, de sua atualidade, de seu fortalecimento ou de sua estagnação, do engajamento ou da desvinculação dos atores que compõem estes movimentos, debates cruciais para pensar o destino da saúde mental e da atenção psicossocial no Brasil.
Por isso, Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, com o apoio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) convida a participarem em um número especial, temático, com edição impressa e on line, voltado para a relação entre Movimentos Sociais, Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Relatos de pesquisa, ensaios, debates, opiniões, análises históricas, visões contemporâneas, artigos de revisão, abordagens pertinentes ao tema, constituirão este número especial, cujo lançamento deverá ocorrer no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, organizado pela Abrasco, a realizar-se em Porto Alegre em novembro de 2012.
Todos os artigos devem ser inéditos e serão submetidos aos critérios de avaliação previstos pela revista. As normas de publicação e trâmites para submissão e aprovação dos textos são encontradas na página da revista, http://periodicos.incubadora.ufsc.br/index.php/cbsm  

Fonte: Editores dos Cadernos Brasileiros de Saúde Mental


Nenhum comentário:

Postar um comentário