segunda-feira, 10 de junho de 2013

SEMINÁRIO REDE MULHER

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República responsável pela coordenação, implementação, monitoramento e avaliação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, em todo o território Nacional, prevê a criação de uma rede interligada de atendimento à mulher vítima de violência e de um diagnóstico destes casos nos municípios. 
No dia 07 de junho de 2013, as terapeutas ocupacionais Dra. Beatriz Macali Souza e Dra. Silvane Penkal do Serviço de Proteção Social Básica que trabalham no centro de convivência do idoso Eudócio da Silveira da Secretaria de Assistência Social do Município de Joinville/SC participaram do Seminário Rede Mulher, que ocorreu na plenária da câmara dos vereadores, com o tema reencontrando os técnicos, reconhecendo as práticas e redescobrindo o cotidiano do trabalho com famílias nos territórios e espaços da secretaria de assistência social.
Dra. Silvane Penkal apresentou as ações do terapeuta ocupacional no atendimento e cuidados domiciliar ás famílias no âmbito da política de assistência social, onde o profissional:
  • Atende e acompanha a família e o idoso de forma complementar nas suas diversas necessidades biopsicossociais, direcionando suas ações ao fortalecimento dos vínculos, potencializando a autonomia e promovendo o desenvolvimento de habilidades e potencialidades em caráter da função preventiva e proativa da família, 
  • Elabora parecer técnico e executa articulação com a rede de serviços, 
  • Realiza acompanhamento sócio-famíliar contribuindo na autonomia individual, familiar e social, maximizou-se a independência e autonomia, diminuição do stress familiar, melhorando o convívio e relações familiares, 
  • Proporciona ações que contribui para o resgate e preservação da integridade e a melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento da autonomia, redução de ocorrência de riscos sociais, melhorar na segurança e acessibilidade das pessoas com deficiências e idosos,  
  • Realiza orientação e conscientização em saúde mental, evitando stress físico e mental da família e do cuidador,
  • Promove vivencias intergeracionais, que valorizem as experiências e  desenvolvam autonomia e protagonismo social, reforçando os vínculos familiares e permanência no próprio domicílio, minimizando as situação de isolamento social.

O terapeuta ocupacional vem participando ativamente na construção das políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social –SUAS.
Fonte: Dra Beatriz Macali e Silvane Penkal

Convidamos os terapeutas ocupacionais a refletir, discutir e ampliar a participação no SUAS  através das discussões que aconteceram ao longo do XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional – Terapia Ocupacional e Políticas Públicas: diretrizes, compromissos e ações em Florianópolis de 13 a 16 de Outubro de 2013, no Centro de Convenções Centro Sul. Outras informações no www.cbto2013.com.br.
Fonte: Comissão Organizadora do XIIICBTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário