quarta-feira, 19 de junho de 2013

Violência contra a Pessoa Idosa

A Organização das Nações Unidas (ONU) institui 15 de junho como o dia
 mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Denúncias de crimes contra idosos acontecem através do Disque 100, telefone da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
2012: 21 mil denúncias.
 2011: 7 mil denúncias
Os crimes mais denunciados são:
Ø  Negligência e violência psicológica;
Ø  Abuso financeiro e econômico,
Ø  Violência física e o abandono.
Até 2020 seremos 40 milhões de pessoas acima de 60 anos. (IBGE)

-        A Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial de Saúde declararam o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, visando sensibilizar toda a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. 
-        Política de Assistência Social, regida pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas/93) e concretizada pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) assegura proteção às pessoas idosas, contando com cobertura nacional da proteção social básica, com 7.607 Cras (Centros de Referência de Assistência Social); garantia da proteção social especial, com 2.155 Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), cobertura de 1.712.341 idosos, incluídos no Benefício de Proteção Continuada (BPC) e 393 mil Carteiras do Idoso emitidas.
-        Os Creas são espaços privilegiados de oferta de atendimento especializado a indivíduos e famílias em situação de violência, negligência, abandono, entre outras formas de violação de direitos. Conforme o Censo Suas 2010, 72% dos Creas oferecem atendimento especializado voltado para situações de violência (física, psicológica, negligência e abandono) contra idosos.
Vamos refletir sobre este e outros aspectos do envelhecer e as contribuições dos terapeutas ocupacionais no XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Terapia Ocupacional e Políticas Públicas: diretrizes, compromissos e ações de 13 a 16 de Outubro de 2013 em Florianópolis/SC.


Contamos com a sua participação. Acesse www.cbto2013.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário