sexta-feira, 10 de abril de 2015

Lançado em SC o Aplicativo: “Minha Rotina Especial”

O encontro do empresário Paulo Sergio Zamboni e do terapeuta ocupacional Regis Nepomuceno gerou o desenvolvimento de um aplicativo denominado “Minha Rotina Especial”.

O aplicativo consiste na exibição das principais tarefas que a criança precisa realizar diariamente. Por meio de imagens da própria criança, ela consegue visualizar o que fazer, por exemplo, ao acordar, ao escovar os dentes, ao trocar de roupa. Ao tocar “Escovar os dentes”, a criança se vê nas fotos, num passo a passo de como deve fazer para a escovação, desde onde está a escova, passando pela colocação do creme dental, etc. O mesmo acontece para todas as outras tarefas.

O aplicativo é 100% personalizável para que qualquer criança possa entender que aquelas atividades representam o seu dia a dia”, explica o terapeuta ocupacional Régis. “Se eu falo das roupas do Gabriel, eu preciso ter fotos da roupa do Gabriel para que ele veja que estamos falando da rotina dele”. Para quem não tem autismo, é automático pegar uma tarefa e realizar. O autista precisa se programar e planejar o que está executando sequencia lógica de realização.”

O aplicativo, segundo Régis é indicado para qualquer pessoa com déficit ou distúrbio de atenção. “A rotina tem que ser explorada com todas as crianças. A gente aprende através da rotina. Ela é o meio onde a criança, vive, aprende. A personalização da rotina e a organização são importantes para o entendimento e para a exploração das tarefas do dia a dia.”

Maiores informações sobre o aplicativo “Minha Rotina” e os seus idealizadores é possível através do www.minharotina.com.br que nesta versão é para o iPad, o tablet da Apple, em: português, inglês e espanhol. Segundo Paulo até o fim do ano o aplicativo deverá ficar disponível na versão Android para os demais dispositivos.



Os idealizadores esperam que tal contribuição “seja um marco na questão do comportamento, da interação social, mas principalmente que ele possa ajudar essas crianças”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário