terça-feira, 20 de novembro de 2012


Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, incluí na Terminologia Unificada de Saúde Suplementar – TUSS, procedimentos da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia.

Até este momento, os terapeutas ocupacionais e os fisioterapeutas eram remunerados na saúde suplementar por procedimentos codificados em tabelas médicas.

Com a nova TUSS, a ANS reconhece que os procedimentos da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia são realizados por terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas respeitando a regulamentação dos procedimentos das profissões.

O reconhecimento dos procedimentos na TUSS representa independência profissional, garantindo a autonomia necessária para avanços nas negociações dos honorários junto as operadoras de saúde, padronização da nomenclatura de atendimentos alinhada à terminologia adotada pela Terapia Ocupacional e Fisioterapia, como  a inclusão de procedimentos já executados, porém não remunerados, por exemplo a consulta, do atendimento domiciliar e da consulta hospitalar.


O que é Terminologia Unificada em Saúde Suplementar - TUSS
No mercado de planos privados de assistência à saúde sempre coexistiram múltiplas terminologias (tabelas) para codificação e descrição de procedimentos e eventos em saúde. Durante o processo de implementação do Padrão para Troca de Informação em Saúde Suplementar (TISS) tornou-se evidente a necessidade de adoção de uma terminologia clínica comum a todo o setor de saúde suplementar. A TUSS tem como finalidade principal ser o padrão terminológico na saúde suplementar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário