sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Lançamento: Terapia Ocupacional, Vivências de Santa Catarina

Terapeutas levam para congresso experiência com idosos de Joinville

Artigo de Beatriz Macali Souza e Silvane Penkal integra livro a ser lançado neste domingo


Seu Pedro Paulo Schmidt Krawuski não saía de casa fazia oito anos por problemas para andar, e hoje participa de grupos de convivência. Dona Vitalina Ruths Carneiro, que estava deprimida devido a uma doença no joelho, vai agora aonde quer. E dona Dolores Xavier está trabalhando pela primeira vez com carteira assinada.

O empurrão para a mudança na vida dessas pessoas veio com as visitas domiciliares das profissionais do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Eudócio da Silveira, de Joinville. As conquistas desses pacientes com mais de 60 anos estão no artigo “Visitas domiciliares a idosos e suas famílias”, escrito pelas terapeutas ocupacionais do CCI Silvane Penkal e Beatriz Macali Souza. O artigo foi escolhido para integrar o livro “Terapia Ocupacional, Vivências de Santa Catarina”, que será lançado domingo (13/10), em Florianópolis, no 13º Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional.

Silvane e Beatriz explicam que, ao chegar ao local, as profissionais avaliam o ambiente do idoso, orientam adaptações na casa, ajudam a família a acessar serviços de apoio como transporte coletivo gratuito ou adaptado – caso de seu Pedro e dona Vitalina, que passaram a usar o transporte eficiente oferecido em Joinville. Também orientam sobre tecnologia assistiva, com equipamentos de ajuda (cadeira de rodas, de banho, andadores), além de encaminhar a serviços de saúde e reabilitação. Os idosos e suas famílias também são convidados a participar dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos mantidos pelo CCI.

O foco maior de todo o trabalho é a prevenção à violência contra ao idoso, destaca Silvane. “As famílias nem sempre estão preparadas para o processo de envelhecimento, e a situação de ter um idoso acamado, necessitando de ajuda para as atividades da vida diária, pode causar estresse, cansaço físico, sobrecarga de trabalho aos familiares, privações e preocupações financeiras. Por isso trabalhamos os vínculos familiares, orientamos sobre os cuidados com este idoso e acompanhamos a família”, explica.

O trabalho é interdisciplinar, com terapeuta ocupacional e assistente social. As visitas e o acompanhamento domiciliar fazem parte do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Joinville e preconizado pelo CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social).

Os profissionais do CCI realizam mensalmente cerca de 40 visitas. O trabalho não tem caráter fiscalizatório, mas de orientação aos idosos e suas famílias e ajuda para o acesso a direitos sociais. Informações e agendamento de visitas podem ser obtidos pelo telefone do CCI: 3454-4074. O Centro de Convivência do Idoso funciona das 8 às 17 horas na rua República da China, s/nº, bairro Floresta.

O XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional começa no domingo e vai até 16 de outubro, em Florianópolis. É a primeira vez que Santa Catarina sedia o evento, realizado a cada dois anos. Durante o congresso, Silvane Penkal e o arquiteto especialista em acessibilidade Mário Cesar da Silveira darão o minicurso “Acessibilidade e Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)”, com duração de oito horas.

O livro “Terapia Ocupacional, Vivências de Santa Catarina”, que será lançado durante o congresso, pode ser adquirido pelo site da Associação Brasileira de Terapia Ocupacional (Abrato).

https://icongresso.itarget.com.br/htm/_icongresso.phpmodule=ins&session=ins&option=&RES=1&RESv=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário