domingo, 20 de outubro de 2013

Livro - Terapia Ocupacional: Vivências de Santa Catarina

Livro relata experiências de terapeutas de Joinville

Exemplar foi entregue ao prefeito nesta sexta-feira (18/10)


As terapeutas ocupacionais Silvane Penkal, Beatriz Macali Souza, Almerize Verônica Leite e Luciana Hang Correia, funcionárias da Prefeitura de Joinville, foram recebidas na tarde de sexta-feira (18/10) pelo prefeito Udo Döhler. Elas são autoras de três dos sete artigos publicados no livro “Terapia Ocupacional: Vivências de Santa Catarina”, lançado no congresso nacional que reuniu mais de mil profissionais em Florianópolis neste mês. Em seus textos, relatam o trabalho desenvolvido no município com idosos e nas áreas de deficiência intelectual e autismo.

O prefeito recebeu um exemplar do livro e elogiou o entusiasmo e a postura das profissionais. “Vocês trabalham com idosos, crianças e pessoas com restrições de mobilidade, e mostram aqui a vontade em buscar soluções para os problemas. Nossa missão na prefeitura é atender bem a população, e isso vocês estão fazendo”, destacou. Também participaram do encontro o vice-prefeito Rodrigo Coelho, o secretário de Assistência Social Bráulio Barbosa e a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Estefania Basi.

Silvane e Beatriz são funcionárias do CCI e retrataram em artigo o serviço de visita domiciliar a idosos e suas famílias, trabalho que vem ajudando pessoas com mais de 60 anos no acesso a seus direitos. “Usuários idosos que se encontravam em isolamento social hoje participam dos grupos de convivência do CCI”, exemplifica Beatriz.

Com base na prática profissional, Almerize e Luciana escreveram sobre a atuação do terapeuta ocupacional na deficiência intelectual. Almerize atua na equipe de saúde mental da Unidade Básica de Saúde Fátima e por onze anos prestou atendimento a pessoas com autismo. E Luciana é funcionária do Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial (Naipe).

A experiência de Almerize com o autismo rendeu um terceiro artigo, no qual aborda o Método TEACCH (Tratamento e educação para crianças autistas e com distúrbios correlatos da comunicação). O texto foi escrito em parceria com Silvane, que já trabalhou no antigo Núcleo de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde).

Todas elas já passaram pelo Comde, sendo que Almerize já foi presidente e Beatriz é conselheira. As quatro profissionais também são membros da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato), Regional Santa Catarina. Almerize é vice-presidente da regional.

O livro “Terapia Ocupacional: Vivências de Santa Catarina” pode ser adquirido no blog da Regional Santa Catarina da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (abratosc.blogspot.com), no valor de R$ 30.

Para comprar o livro entre em contato pelo e-mail abrato-sc@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário