segunda-feira, 6 de outubro de 2014

4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Semana Municipal do Idoso de Joinville.
Tema principal “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”.

Realizada em 26/09/2014
Promoção: 
Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Joinville – COMDI
Apoio: Conselho de Assistência Social do Município

Considerações
A Dra. Luciane Pereira Frutuoso, terapeuta ocupacional e presidente do COMDI, avalia que os objetivos da IV Conferência foram alcançados ao despertar na pessoa idosa a importância da convivência em grupo e o exercício de seus direitos e da sua autonomia. Este debate resultou em proposta para que a política pública direcionada ao idoso possa avançar e atender às necessidades e direitos dos usuários.
Ao longo da conferência aconteceram oficinas sobre os direitos fundamentais como: Saúde; Acessibilidade e Planejamento Urbano; Esporte, Cultura e Lazer; Assistência Social e Atendimento ao Idoso.  As propostas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis pela política de atendimento ao idoso a nível municipal e estadual.
Nesta Conferencia foram tiradas várias moções, sendo todas voltadas ao aperfeiçoamento das políticas públicas, como por exemplo: a solicitação da inclusão do profissional de Serviço Social nas escolas municipais; a lei das calçadas; a ampliação do transporte eficiente; isenção no Imposto de Renda para o Idoso com mais de 70 anos; inserção nos currículos escolares disciplina que trata do respeito á pessoa idosa, conforme a Lei de Diretrizes Bases da Educação. 
Ao final dos trabalhos foi realizada a eleição dos delegados para a Conferência Estadual. Serão designados 20 representantes com suplentes. Pelo menos 60% do total das vagas são destinadas a pessoas idosas. As vagas são distribuídas da seguinte maneira: Comdi (4 vagas); Organização Governamental (4 vagas) e representantes de grupos de Idosos e representantes de Organização da Sociedade Civil (12 vagas).

Segundo a Dra. Luciane Frutuoso, os terapeutas ocupacionais de Joinville, cada vez mais tem participado na elaboração e aplicação das Políticas Públicas relacionadas ao Idoso, o que contribuí de modo efetivo para a ampliação e qualificação dos direito do Idoso.

A presidente do Comdi agradeceu em especial à participação das terapeutas ocupacionais Dra. Almerize V. Leite, Dra. Beatriz M. Souza, Dra. Fabiana Domenciano, Dra. Francielle Deluca Rosa, Dra. Silvane Penkal e Dra. Patricia Elisabete M. Miranda que muito contribuíram para a realização da Semana Municipal da Pessoa Idosa e na Conferência.

Dados – Nações Unidas
2050 - 1 a cada 9 pessoas no mundo terá 60 anos ou mais  
2014 - 12% da população mundial é Idosa

Necessidades para os idosos:
Autonomia; Mobilidade; Acesso a Informações; Serviços; Segurança e “Saúde Preventiva”.
A Dra Luciane aponta que serão necessárias ações e a elaboração de ferramentas adequadas, bem com a adoção de medidas concretas que favoreçam a promoção da inclusão e independência da pessoa idosa por maior tempo possível.

Legislação no Brasil sobre as questões do envelhecimento:
Constituição Federal (1988)
Política Nacional do Idoso – Lei 8.842/1994
Outras conquistas:
- Conselho Nacional do Idoso (CNDI), criado em 2013;
- Conselho Estadual e Conselho Municipal do Idoso, que regulamentam os Direitos da Pessoa Idosa;
- Realização de três Conferências Nacionais da Pessoa Idosa (2006 á 2011)

Lançamento
Campanha de Arrecadação para o Fundo Municipal do Idoso, criado através da Lei Municipal, 12213/2010, onde os contribuintes interessado em apoiar iniciativas em defesa dos Direitos do Idoso de Joinville, poderá destinar parte do Imposto de Renda para o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Neste caso os recursos são repassados diretamente aos fundos do Conselho e este analisara as instituições sociais e projetos que poderão receber tais recursos.    

Fonte: Comdi/Jlle 

Nenhum comentário:

Postar um comentário