domingo, 5 de julho de 2015

9º congresso Sul –Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

Envelhecimento, Sociedade e funcionalidade: Repensando metas e Práticas
02 a 04 de Julho de 2015
Centro de Convenções e Exposições Expoville – Joinville

O congresso abordou o tema envelhecimento, sob o olhar de dezenove espacialidades, ou seja, da multidisplinariedade. Sem dúvida o olhar em relação ao envelhecimento ganhou uma visão mais ampla, onde todos os profissionais têm uma responsabilidade, uma contribuição, propiciando assim um bem estar e qualidade de vida ao ser humano.
Algumas das áreas de conhecimento que participou do Congresso destacamos; além das especialidades como a Geriatria, Psiquiatria, Ortopedia, Neurologia e a Cardiologia. A comissão organizadora incluiu nas discussões as demais áreas do cuidar e pensar o idoso sendo elas: a Terapia Ocupacional, Enfermagem, Assistência Social, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutricionista, Psicologia, Educação Física, Farmacêutico. Além destes profissionais, cujo foco principal é a saúde, encontramos também o administrador, jornalista, arquiteto, engenheiro, instrutor de tai-chi-chuan e o enólogo. O que definitivamente agregou novas e importantes informações na perspectiva do envelhecer com qualidade.
A Terapia Ocupacional no 9º congresso Sul-brasileiro de Geriatria e Gerontologia foi representada pelas terapeutas ocupacionais nas palestras:
Dra. Liliana Fenili: Em busca da reabilitação bem sucedida: contribuições da Terapia Ocupacional e
Como reabilitar no continuum das demências: aportes da Terapia Ocupacional; a
Dra. Silvane Penkal abordou o Atendimento do idoso que sofreu maus tratos e a
Dra. Vera Lucia Mendes Lehm com a Terapia Ocupacional e reabilitação da rizoartrose.
A Dra Fabiana Domeciano, representou a Abrato-SC no evento e destacou a importância destas palestras junto ao público, onde foi possível perceber o grande interesse  pela intervenção terapêutica ocupacional e seus benefícios. Destaca também que entre os congressistas, havia um bom número de terapeutas ocupacionais, e tal presença possibilitou a participação nos inúmeros grupos de discussão. Outra constatação é que os profissionais da Terapia Ocupacional vêm gradativamente integrando as equipe da gerontologia.
 A representante da Abrato-SC conclui sua observações, afirmando que o evento foi bastante positivo, pois na perspectivas dos diversos temas abordados, das múltiplas áreas envolvidas no estudo e prática junto a população idosa, foi ofertado novas perspectivas para a abordagem do envelhecimento. Parabéns aos organizadores pela qualidade do evento.  


Dra. Fabiana Domeciano, terapeuta ocupacional – Centro de Convivência do Idoso – ABEJ. Membro da Abrato-SC
CREFITO-10/14574 T.O.

Dr. Hercílio entre as terapeuta ocupacionais

terapeuta ocupacionais de Joinville e Região

Dra. Silvane Penkal

Momento de descontração nos stands

Dra. Vera Lehm (1ªesquerda)

Dra. Liliana Fenili

Nenhum comentário:

Postar um comentário