quinta-feira, 8 de maio de 2014

Projeto Interdisciplinar - Viva o Verão


 Beatriz Macali Souza
 Lorena A. R. J. Hernandez
Luciana A. G. Souza
Eliane da Silva Maria Gelain
Meire R. G. de Borba
Silvane Penkal

 
          O Projeto Interdisciplinar Viva o Verão faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizado no Centro de Convivência do Idoso Eudócio da Silveira, que pertence a Secretaria de Assistência Social de Joinville-SC.

          O projeto Viva o Verão foi executado no período de janeiro e fevereiro de 2014, foi denominado com este nome a partir de estudos sobre: o envelhecimento, quais as atividades que as pessoas idosas realizam no período de férias escolares, quando a maioria de seus familiares faz passeios, vão à praia, visitam parentes, e quais as atribuições dos idosos no cuidado com os netos neste período.

          O projeto Viva o Verão foi idealizado, planejado e executado para que o grupo de convivência atendesse o idoso e sua familiar, por meio de intervenções intergeracionais onde a convivência, a troca de informação e o companheirismo da família estivessem presentes.

          Os planejamentos, as atividades propostas e as intervenções técnicas no grupo foram idealizadas de forma interdisciplinar com terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social e educador, visando à ampliação de saberes e construção de uma prática profissional socioassistêncial adequada a Política Nacional de Assistência Social e ao Estatuto do Idoso.

          Os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos pertencem à proteção social básica e tem caráter preventivo, contribuindo assim com as políticas relacionadas à pessoa idosa, e desta forma devem ter caráter continuado, sem interrupções.

          A equipe verificou que aspectos que poderiam ser considerados barreiras como: os netos estarem de férias escolares; e os meses de janeiro e fevereiro serem considerados socialmente como período de férias e com temperatura mais elevada não foram motivo para faltas. Observamos que assiduidade e o envolvimento com o tema proposto foram uma das características do grupo.

O Centro de Convivência do Idoso Eudócio da Silveira é um local de resgate de direitos, cidadania, oportunidade de trocas de experiências de vida, culturas, fazeres humanos, é um espaço de encontro para idosos, visando contribuir com a convivência familiar, comunitária e social.
Os grupos são organizados conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais por meio da resolução nº 109 de 11 de novembro de 2009, estatuto do Idoso e demais leis nacionais referentes ao Idoso.
As atividades realizadas foram: atividades psicomotoras, atividades físicas de praia, dança, musica, poesia, dobradura, pescaria, jogos diversos com utilização de água, cruzada, jogo dos 7 erros, encaixes, confecção de máscara de carnaval e baile de carnaval no CCI.  Todas as atividades foram  adaptadas ao tema do projeto: Viva o Verão  e aos temas específicos de cada encontro: Sarau de verão, Gincana com água, piquenique, jogos de verão e Carnaval. Fotos das vivências em anexo.

Concluímos que o projeto Viva o Verão alcançou os objetivos propostos:  proporcionou a socialização e convivência; estimulou e protagonizou   a ampliação de saberes; trabalhou aspectos cognitivos, físicos, sociais e culturais; realizou adequações ambientais, acessíveis e com cenário específico para criação e expressão corporal e oportunizou atividades de acordo com as potencialidades de cada  idoso.


REFERÊNCIAS UTILIZADAS PARA NORTEAR O PROJETO
Associação brasileira dos terapeutas ocupacionais (ABRATO), Projeto Metuia (USP/UFSCAR). Terapia Ocupacional na Assistência Social. São Paulo: ABRATO, 2011.

CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social). Resolução nº 109 de 11 de novembro de 2009. Disponível em < Http://www.mds.gov.br. Acessado em: 02 de jan. 2014.
CREFITO-10 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – 10ª região).  Carta de Santa Catarina sobre as Atribuições da Terapia Ocupacional do Sistema Único de Assistência Social. 2013.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Departamento de Proteção Social Básica. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas. Orientações Técnicas. Brasília, 2012.

Fonte: Dra. Silvane Penkal, terapeuta ocupacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário