sábado, 26 de maio de 2012

Teatro Dê-Lírios em Cena

O Grupo de Teatro Dê-Lírios em Cena, foi formado em 2009 como uma das proposta de oficina terapêutica do CAPS III. Seu principal objetivo é transmitir à comunidade, como a sociedade julga as pessoas com transtorno mental, que na maioria das vezes sofrem preconceitos e discriminações, sendo excluídas da vida em comunidade e impedidas de exercerem seus papéis como cidadãos.

Neste sentido busca possibilitar o exercício da autonomia e cidadania, oportunizando desde o início a participação ativa/efetiva do usuário/ator no processo de trabalho (criação do roteiro, vestuário, cenário, definição de papéis, elaboração de regras de funcionamento do grupo, e da discussão das apresentações realizadas). A primeira peça intitulada "Indignação" e abordava os rótulos que são atribuidos as pessoas acometidos por um transtorno mental.

A peça foi apresentada em vários eventos, instituições de ensino, inclusive fora de Joinville.

Em 2011 nasceu a idéia de uma nova peça, intitulada 'SUPERAção". Que além da temática anterior, procura focar as capacidades que usuários tem, a força de superar e transpor o universo do sofrimento mental.

Desde abril o grupo conta com um novo espaço para seus ensaios, na quadra da Igreja Luterana Martin Luther. Este fato possibilitou que atores que não fazem mais acompanhamento no CAPS III participem do grupo, que atualmente é constituído por 25 pessoas.

Vale ressaltar que a oficina é fruto de um trabalho interdisciplinar, envolvendo a Enfermagem, Psicologia e Terapia Ocupacional. Mas, além de tudo é resultado do esforço, comprometimento e determinação dos usuários, pois, sem os mesmos o grupo não existiria.
 
Estas informações pertencem ao Folder de divulgação elaborado pelo grupo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário